sexta-feira, 15 de junho de 2012

HINO DA ESCOLA 12 DE ABRIL


ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL




PROJETO

HINO DA ESCOLA 12 DE  ABRIL







PROFESSORA:IVANI MARTINS MOTA
                            DELZA JULIA TONIN

ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL

PROJETO
HINO DA ESCOLA 12 DE ABRIL
INTRODUÇÃO:
A escola 12 de Abril está toda mobilizada para os festejos e comemorações de seus 30 anos de existência e sendo  que a Escola ainda não possui hino próprio, aproveitamos o momento para criar e compor a letra do seu hino pois o mesmo é uma amostra dos valores do cidadão e das suas qualidades morais  e na medida que nos unimos através da educação a música e a poesia contribui para a colaboração do bom êxito e das transformações positivas que possam ocorrer no meio educacional.
Daí a necessidade  de mais um projeto que  vem de encontro com o civismo e respeito por esta unidade escolar, dedicamos assim   esse  o momento para compor  a letra, músico a arranjos  do  hino  a tanto tempo esperado  por todos.




JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista que a Escola Estadual 12 de Abril está completando 30 anos, e será realizado  um evento  para comemorar esta idade tão bonita e especial.  Resolvemos a compor o hino da escola, criar  a melodia, trabalhar arranjo musical, ensaiar grupos de alunos e turmas,construir  a cifra e partitura. E por fim gravar  em CD no estúdio local. Assim poder sempre representar  a escola  por meio do hino em várias situações  em que  ela se fazer presente.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Compor o hino da escola;
Aprender o hino da escola;
Conhecer o histórico do hino da escola;
Interpretar a letra do hino da escola;
Entender o significado das palavras;
Incentivar a cantar o hino nas comemorações e atos cívico em que a escola estiver presente.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi a de parceria. Acontecendo da seguinte forma:
Composição em   três estrofes de oito versos e estribilho com quatro versos;sendo compositora da letra a professora Ivaní Martins Mota,criadora da melodia a professora Delza Julia Tonim e os alunos
 Gabriel Kunen e Alexandre Maciel ficaram responsáveis pelo arranjo musical .


HISTÓRICO


 HINO DA ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL

O Hino da Escola 12 de Abril de Terra Nova do Norte teve como compositora da letra a professora Ivaní Martins da Móta, melodia da professora Delza Julia Tonin e Arranjo musical dos alunos Gabriel Kunen e Alexandre Maciel.

No refrão composto por quatro versos, fala do amor que alunos, professores e  funcionários tem por esta casa, que é comparada ao ninho onde  vivem alegres como pássaros que voam e voltam para o aconchego do lar. Esta estrofe foi escolhida para o estribilho do hino.

Na primeira estrofe composta por oito versos, fala da força, vontade, querer e confiança e que basta acreditar para acontecer um novo amanhã, afirma que é possível um novo amanhecer em nossa vida uma vez que depositamos nos nossos jovens a esperança de um mundo melhor, O sétimo verso fala da escuridão retratando a necessidade de mais educação, cultura e cidadania para os jovens de Terra Nova do Norte e eis que como uma luz surge a Escola 12 de Abril. Nome este escolhido para homenagear o dia da fundação da cidade de Terra Nova do Norte, quando foram entregues os primeiros terrenos urbanos aos futuros moradores da cidade.

Na segunda estrofe composta por oito versos, fala da união de todos no trabalho, dando mais brilho a Educação, valorizando os jovens para a grandeza da Nação. No quinto verso comparamos nossos alunos como o barro novo da construção pronto para ser modelado e colocado na sociedade, tendo como fortaleza os cuidados dos professores. E para indicar o caminho a seguir desponta a escola como uma estrela guia no município de Terra Nova do Norte.

Por fim foi escrito a ultima estrofe também composta por oito versos, no primeiro quando diz Salve escola querida, esta frase expressa um viva! Caloroso cheiro de amor à nossa amiga Escola, que recebe a todos sem distinção de credo, raça ou cor. No segundo verso: e teu amor juvenil, retrata o amor que não envelhece, completando o sentido no terceiro verso ao comparar a escola a uma joia rara para os terranovenses o quarto verso volta a dar ênfase na expressão “Salve Escola 12 de Abril”, mais uma vez enaltecendo o amor que devotamos a esta unidade escolar. No quinto verso fala do orgulho dos pais por esta escola uma vez que muitos deles já ocuparam o mesmo lugar na escola que hoje seus filhos estão ocupando. Pais e filhos são também pássaros agasalhados no seio desta Escola. O sétimo verso cita a sua primogenitude e seus “trinta” ou “tantos” anos de glória, educando, encaminhando, brilhando e registrando os  rastros de todos que percorreram este local de Educação, marcando sua trajetória de vida e conquistando valores históricos em  Terra Nova do Norte.









 HINO DA ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL
LETRA:
HINO DA ESCOLA 12 DE ABRIL

Ó  Escola  12 de abril
Nossa casa, nosso lar,
Somos pássaros felizes
Que quiseste agasalhar

Vive em nós o poder da escolha
Da vontade, força e querer.
Pode confiar, pode acreditar.
O amanhã depende de saber
É possível um novo amanhecer
Somos a esperança juvenil
De uma luz em meio à escuridão
Surge a Escola 12 de Abril

Ó  Escola  12 de abril
Nossa casa, nosso lar,
Somos pássaros felizes
Que quiseste agasalhar

Aqui todos trabalhamos unidos
Para o brilho da educação
Somos jovens valorosos
Que engrandece a Nação
Somos barro novo da construção
Os mestres são o nosso Forte
Nossa Escola é a estrela guia
Que brilha em Terra Nova do Norte.

Ó Escola  12 de abril
Nossa casa, nosso lar,
Somos pássaros felizes
Que quiseste agasalhar

Salve escola querida,
E teu amor juvenil
Jóia rara para os terranovenses
Salve Escola 12 de Abril
És o orgulho de nossos pais
Marco da nossa história
És a escola primeira
Com tantos anos de glória!

 Ó  Escola  12 de abril
Nossa casa, nosso lar,
Somos pássaros felizes
Que quiseste agasalhar                                                              LETRA: Ivani Martins Móta
                      (2X)                                                                            Melodia-Delza Julia Tonin
                                                                                                         Arranjo: Gabriel Kunen e Alexandre Maciel
Obs.: Para o aniversário de 30 anos
Cantar 30 anos de glória

Nenhum comentário: