sexta-feira, 15 de junho de 2012

CASAMENTO CAIPIRA EM CORDEL ARRAIÁ DA CHAPEUZINHO.


CASAMENTO CAIPIRA EM CORDEL ARRAIÁ DA CHAPEUZINHO.

NARRADOR: Nois aqui do Arraiá do Chapeuzinho
                        Viemo  pra modi faze casá
                        O trabaido Zé preguiça
                        Coa Sinhá  Ritinha Sovaco de Gambá

                      O povo tá esperano
                      Com porco cuzido e linguiça,
                      A noiva tá  no artar
                      Só farta chegar o Ze preguiça



NOIVA:        Ai meu Santo Antonho,
                      Quê dê o meu Zé Preguiça?
                      Será que vai me deixa
                      No caritó a vê carniça?

NARRADOR:   Zé Priguiça é cabra de palavra,
                          Até que pensou di  separá...
                          Mas se ele fizé isso,
                          Vai se vê com o seu Patrocinio  Vatapá

NOIVO:            Oxente, minha Ritinha Sovaco de Gambá
                          Ainda ta aí a me esperá ?
                         Magina se eu ia deixar ocê,
                         Prantada nesse artar!


NOIVA:            Eu sei meu beja-fulô di bananeira
                          Que a mim tu tem  bemquere!    
                          O delegado só tá aqui
                          Pra modi  protege eu e ocê


NOIVO:         Vamos seu padre!
                       Case nois  aqui e   agora...
                       Não tem trabuco que  impeça,
                       Di minha mãe te uma nora

NARRADOR:        O padre já cansado,
                               Não qué mais perder tempo!
                               Chama os dois pra frente,
                               Pra modi faze o juramento.

                          Sinhô trabaiado Zé Priguiça
PADRE:            Dá um chego prá cá,
                          Trais com ocê a sinhá mais cherosa
                           Ritinha Sovaco de Gambá
                         

NARRADOR   Mas com essa felicidade
                          Arguém qué acabá
                          Então lá vem Maria Bretera
                          O seu veneno jogá
                               
MARIA
BRETERA.         Ô Zé Priguiça  sei lá de que!
                            Nesse casório vô infiá a cuié
                            Ocê imbuxa eu
                            E vai casá co’ outra muié?


NOIVO:       Mai eu nunca vi ocê,
                      Nem na novena,  nem na carniça.
                      Esse bacuri não é meu,
                      Essa muié é  uma bisca!



NOIVA:         Ah!!! Zé Priguiça!
                      Ocê vai te que se explicá...!
                      Donde vem essa muié,
                      Pra impidi nóis de casá?!





PAI DA NOIVA:   Ah!!! Mai vai memo!
                              Só que não é pra mim  nem a pro ocê.
                              É cum delegado da puliça,
                              Que esse cabra vai se entendê!


NARRADOR:        O coração do Zé Priguiça dispara
                              Suas pernas treme que nem vara
                               Inté que chega uma moça
                               Que decidida sorta a fala.

AMIGA DA OUTRA:

                       Onti  memo eu  vi ocê,
                       Sua barriga só tinha banha.
                       Vamos logo de uma vez,
                       Acabe com essa poca vergonha!

                       Ocê qué  é o noivo  da  Ritinha
                       Cum medo do caritó
                        Esse bucho teu é farso
                        Comprado lá no brechó


DELEGADO:       Parem ou eu atiro!   (aponta a arma)  
                              Chega di fazê causinho                                                                           Vamo casá os noivos
                              Aqui no Arraiá da Chapeuzinho 

                               E ocê Maria   Bretera
                               Fia da dona Chicó
                              Vai curti o seu ciúme
                              Posano  no xilindró
                                                                                        
NOIVO:              Eu não te disse minha popozuda,
                            Que só tenho zoio  pro ocê!
                            Seu  padre,  case nois  logo,
                            Que a gente qué  come!

NARRADOR:         E assim continua  o casório,
                                Noivo e noiva no artar.
                                O padre não se demora,
                                Pra mais nada atrapaiá.

PADRE               
                     Ritinha  Sovaco de Gambá
                     Com o Zé Priguiça oce qué casá?
                     Zé Priguiça, qué casá  co a  Ritinha  Sovaco de Gamba
                     Então oceis  tão casado.Já pode festá no Arraiá
                            
                           
                                 Pode beijá a noiva      (faz o sinal da cruz e diz:)
                                 Não se faça derrogado
                                 Tão casados, bem casados
                                  Pelo padre e o delegado
                     
NOIVO:         Oh! Minha Cherosa Ritinha  eu não vejo a hora
                       De vê  ocê fazeno meu armoço ,e cuano o meu café
                       Pegano a minha  tuaia e água quente
                        Pra modi  lava o meu xulé,

NOIVA:            Oxente! Home abusado
                          É só pra isso que ocê me qué?
                          Prá sê sua impregada
                          Ou prá sê sua muié

NOIVO:         Não! Nóis vai fazê muitos bacuri
                        que vai cresce  barrigudinho
                        E depois   nois vai mandá
                        Tudo prá estudá  na Chapeuzinho;
              
   E vamo prá festança...       Sorta o fole gaitero!!!  Dançar uma pequena quadrilha,

Nenhum comentário: